Revista 2006 Número 5

– O que é filosofia?

– A sabedoria dos druidas e dos bardos

– Os druidas, uma introdução

– Pitágoras e o pensamento

– Um sábio

– Judas Iscariotes, evangelho ou traição

– A busca dos filósofos pela verdade

– Platão e a alegoria da caverna

– Um magnífico desenvolvimento interior

De onde devemos partir caso desejemos alcançar algum resultado no caminho do desenvolvimento interior da consciência? Será necessário eliminar nosso espírito crítico?

Nossa felicidade e a salvação de nossa alma dependem de um mestre, de uma instituição, de uma crença ou então de seguirmos esta ou aquela orientação?

Será possível que a incitação à pesquisa seja um traço característico adquirido e subsista ao longo do caminho percorrido pelo buscador? Uma capacidade que, da simples pesquisa, leva à “intuição clara” e, nos momentos críticos, espera
que digamos “sim”, embora saibamos interiormente que não devemos continuar no caminho encetado?

Essas questões nunca deixaram de preocupar os filósofos de todos os tempos. Tendo partido em busca da verdade, eles investigaram a fundo as pretensas certezas, dissertaram sobre as forças que dominam os homens e sobre a pequena margem que coloca de um lado a luta pela existência e de outro o anseio da alma.

Eles apontaram as ciladas da consciência inferior, as numerosas limitações encontradas na natureza, mas também falaram sobre as possibilidades libertadoras da alma. Porque, com freqüência, o que o cérebro busca é o coração que encontra.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin